sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Coração do rei sai do mausoléu para o filme "O Sentido da Vida"

Coração do rei sai do mausoléu para o filme "O Sentido da Vida" | Porto24: "CORAÇÃO DO REI SAI DO MAUSOLÉU PARA O FILME “O SENTIDO DA VIDA”


O mausoléu onde está o coração do Rei D. Pedro IV, na Igreja da Lapa, foi aberto esta quinta-feira para as filmagens de “O Sentido da Vida”, do realizador Miguel Gonçalves Mendes. Um momento raro e excepcional.
Excepcional, já que, se não fosse pela rodagem do novo projecto do realizador de “José e Pilar”, o coração de D. Pedro IV, um dos símbolos históricos mais importantes do Porto e que se encontra guardado a 5 chaves na Igreja da Lapa, só seria verificado em 2019.
É assim de 10 em 10 anos. A urna em que se encontra o coração do monarca, feita à imagem e semelhança da original que transportou o órgão até à cidade, é retirado a cada década para verificação do seu estado de conservação por especialistas.
Esta quinta-feira, o caso foi então outro. O coração pode ser visto por um grupo restrito de pessoas, entre as quais estavam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, e vários representantes da Irmandade da Lapa. A ligação ao filme de Miguel Gonçalves Mendes? ”O filme ‘O Sentido da Vida’ retrata entre outros assuntos, a vida e o percurso do D. Pedro IV, assim como a relação passada e presente entre Portugal e o Brasil. As imagens do coração do rei darão mote ao início do filme”, pode ler-se no comunicado de imprensa divulgado pela produção.
“Giovane Brisotto, um jovem brasileiro descobre que tem uma doença incurável, decide iniciar uma viagem sem rumo, pelos 5 continentes, à procura do sentido da vida. Simultaneamente, em pontos distintos do globo, 7 personagens – um escritor, um músico, um figurinista, um juiz, entre outros – ajudam a traçar uma trama, em que diferentes histórias colidem e confluem para uma resposta a uma mesma pergunta: “Qual o sentido da nossa existência?’” É este o enredo desta co-produção luso-brasileira, que tem “estreia mundial prevista para 6 países”.
Foi há 180 anos que o coração do Rei D. Pedro IV chegou ao Porto."




Sem comentários:

Enviar um comentário